Iniciativa que tem o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Valença, através da Casa do Empresário, aproxima serviços da FIEB e empresariado da região, que agora não precisa mais se deslocar até a capital

Valença e municípios circunvizinhos passam a contar com um novo serviço da Federação Indústrias do Estado da Bahia - FIEB, que tem a parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE BA, o Núcleo de Serviços FIEB-SEBRAE, que instalou atendimento na sede do Ponto de Atendimento do Sebrae na cidade.

O Núcleo de Serviços é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e das Federações de Indústrias dos estados, criado para apoiar as micro e pequenas indústrias no acesso a crédito, realizar interlocução junto às instituições financeiras e identificação/orientação das linhas de financiamentos disponíveis, que até então funcionava apenas em Salvador.

Além do apoio para facilitação do acesso a linhas de crédito e financiamento, o núcleo oferece soluções de internacionalização, meio ambiente e responsabilidade social, dentre outros serviços

De 4 a 6 de outubro, representantes do Núcleo realizaram visitas à empresas de Valença. O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Valença, Vidalto Oiticica acompanhou a comitiva em visita às empresas Stylo Uniformes e Terra Boa Especiarias.

Estiveram presentes a coordenadora do Núcleo de Serviços FIEB-SEBRAE, Ana Paula Almeida; o analista da FIEB Ruan Farias; a gestora do Sebrae em Valença, Laís Meireles e o empresário de Valença Antônio Martins, Diretor da empresa Bocazul e Conselheiro da FIEB.

A coordenadora Ana Paula destacou que o Núcleo tem o objetivo de interiorizar as ações da FIEB em todo o estado da Bahia. “Pra gente é de grande valia estar aqui individualmente conhecendo a realidade de cada indústria para aos poucos estreitarmos essa relação e alcançarmos os objetivos de crescimento dos pequenos empresários”, afirmou.

“A importância do SEBRAE nessa atuação é justamente chegar na ponta, chegar aqui em Valença para ofertar esses serviços que estamos oferecendo gratuitamente para todos os empresários da região”, acrescentou a representante da FIEB.

Ruan Farias, analista da FIEB reforçou os objetivos do Núcleo. “Esse projeto veio para auxiliar as indústrias, pequenos empreendedores e os pequenos empresários a terem um aparato e uma atenção melhor na área de crédito, de meio ambiente e responsabilidade social, de internacionalização e associativismo, soluções para auxiliá-los no seu crescimento e que muitas vezes para eles eram mais difíceis. Com a nossa chegada aqui agora e com os mecanismos e as parcerias que nós temos eles terão a oportunidade de alcançar o crescimento e a fomentação da economia na cidade local”, enfatizou.

“Viemos trazer suporte aos empresários, aproximando o empresariado das instituições financeiras e reduzindo a burocracia”, complementou Farias.

Laís Meireles, gestora do Ponto de Atendimento do SEBRAE sediado em Valença comentou as ações de fomento ao empresariado local e regional. “A gente vem fazendo um trabalho muito forte junto a esses empresários porque a gente acredita que tudo começa a partir da mudança de mentalidade para que eles entendam realmente a potencialidade de expansão dos seus negócios. A gente acredita que com essas parcerias a gente vai conseguir alavancar e tornar a nossa cidade num mercado exponencial. A gente tem a cultura de dizer que a vizinhança tem esse potencial de alavancagem muito maior, mas a visita da FIEB junto com o seu conselheiro aqui, foi identificada a potencialidade que Valença tem, então a gente só vem reforçando e buscando essas ações para poder melhorar e potencializar ainda mais o ambiente de negócios em Valença e na região”, avaliou.

Na Stylo Uniformes, a comitiva foi recebida pelo Diretor Executivo Márcio Oiticica. Para o empresário a ação da FIEB junto com o Sebrae e apoio da Casa do Empresário de Valença vem para desmistificar o acesso ao crédito, tornando a ação mais prática e acessível para todos. “Vou ouvir o que eles tem para oferecer e quem sabe fazer uma parceria”, compartilhou.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial - ACE, Vidalto Oiticica, que ressaltou a importância da chegada do Núcleo em Valença. “A ACE através da Casa do Empresário sempre vai se fazer presente e dar apoio a todas as instituições que vierem para Valença com o intuito de promover o desenvolvimento e o aquecimento econômico. Essa ação especialmente é uma oportunidade para todos aqueles que possam ter acesso, portanto nos colocamos à disposição com o objetivo de estarmos cumprindo a nossa missão de provocar o desenvolvimento. É por isso que estamos aqui acompanhando o SEBRAE e a FIEB na visita à empresas de Valença”, concluiu.

O Conselheiro da FIEB, Antônio Martins também avaliou os benefícios do Núcleo para o empresariado. “O propósito principal é levar informação para o empresário, que por estar na sua lida diária, desconhece o que a FIEB tem disponível para ele. O sistema FIEB disponibiliza para ele mecanismos para que ele tenha linha de crédito a custo baixo, sem que ele precise se deslocar de sua empresa. Esse é o propósito do braço da FIEB no Conselho da Interiorização”, afirmou.

Antônio Martins, através de sua empresa Bocazul que atua no ramo de linhas, fios e barbantes, foi responsável pela decoração de árvores em espaços públicos de Valença. O empresário comenta a ação voluntária. “Fiz esse trabalho com o propósito de fomentar o artesanato e despertar interesse na comunidade para o artesão de um modo geral, ao mesmo tempo fiz isso num período da Primavera, próximo ao período festivo de Nossa Senhora do Amparo, dando um brilho maior à cidade, a custo zero naturalmente”.

Visita da Comitiva à empresa de azeite de dendê Terra Boa Especiarias, em Cajaíba (Foto: Divulgação)

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.