A terceira etapa do projeto do Novo TCA receberá investimento de R$ 162 milhões do Governo do Estado

Um dos complexos culturais mais importantes do país, o Teatro Castro Alves (TCA) se tornará referência na América Latina após as obras de requalificação, restauração, reforma e ampliação que integram a terceira etapa do projeto do Novo TCA. Com a intervenção, autorizada oficialmente pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta sexta-feira (1º), o equipamento será ainda mais moderno e terá uma das melhores estruturas do Brasil. O investimento total do Governo do Estado é de aproximadamente R$ 162 milhões.

O projeto contempla a Sala Principal, Foyer, Bilheteria, restaurante e o Jardim Suspenso, além de intervenções no Centro Técnico do TCA, salas administrativas e melhora nas dependências dos corpos artísticos – Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e Orquestra Sinfônica Da Bahia (Osba).

Gerido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2014, o TCA é reconhecido como um dos teatros mais importantes do país, sendo marco também da arquitetura moderna brasileira. Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância nacional do equipamento, que já é um símbolo da cultura baiana.

“Hoje é um dia importante para a cena cultural da Bahia e do Brasil. Estamos dando um passo fundamental para modernizar um patrimônio histórico do país. O Teatro Castro Alves é uma verdadeira vitrine da vida artística e cultural do povo baiano e brasileiro. A assinatura da ordem de serviço e o início das obras da terceira etapa são importantes para requalificação que esse equipamento e a população merecem”, ressalta Jerônimo Rodrigues.

WhatsApp Image 2024-03-01 at 19.44.30

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O início das obras acontece às vésperas do teatro completar 57 anos. “Fazemos essa obra com a responsabilidade que temos, entendendo que o projeto de valorização da cultura que está em curso pelo Governo do Estado necessita dos equipamentos culturais para a sua plena realização. O TCA, sem dúvida nenhuma, é o nosso mais importante espaço cultural e, portanto, merece essa atenção e prioridade”, destaca o secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro.

O projeto do Novo TCA teve início com a contratação de uma empresa que elaborou os parâmetros para a licitação realizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), que resultou na contratação da Sian Engenharia Ltda, empresa que vai executar as obras, e da RK Engenharia e Consultoria Ltda, que realizará, pelo período de 24 meses, os serviços de supervisão, gerenciamento e fiscalização das intervenções no Teatro Castro Alves.

A reforma e modernização do complexo cultural já estavam previstas pelo Governo do Estado antes do incêndio que atingiu o telhado do TCA, em janeiro de 2023. Mesmo após o incidente, a Concha Acústica, a Sala do Coro, o Centro Técnico, salas de ensaio e dos corpos artísticos (Balé Teatro Castro Alves e Orquestra Sinfônica da Bahia) continuam funcionando normalmente, recebendo atrações e espetáculos, e oferecendo uma flexibilidade de formatos para atender aos mais variados públicos.

WhatsApp Image 2024-03-01 at 19.44.30 (2)

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Além do governador Jerônimo Rodrigues e o vice-governador, Geraldo Júnior, estiveram presentes ao evento o senador Jacques Wagner, as secretárias estaduais de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Fabya Reis, e de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães, os secretários da Cultura, Bruno Monteiro, da Fazenda, Manoel Vitório. Também participaram da solenidade o diretor-presidente da Conder, José Trindade; a diretora-geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Piti Canella, o diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, Vladimir Pinheiro, a diretora-geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultu…

 

Assinatura de O. S. - Novo TCA.

Fotos: Feijão Almeida/GOVBA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.