Principal festa religiosa do município, a ‘Festa do Amparo’ atrai uma multidão de devotos da cidade, além de visitantes de variados lugares

WhatsApp Image 2022-11-09 at 19.43.20 (2)

De 30 de outubro a 07 de novembro, os devotos de Nossa Senhora do Amparo, fortaleceram sua fé na padroeira de Valença durante o novenário realizado na igreja homônima, com o tema “Nossa Senhora do Amparo, reflexo do Coração materno, solidário e servidor de Deus!”. Uma preparação para o grande dia de homenagens à santa, 8 de novembro, Festa do Amparo, que reúne uma multidão de fiéis no adro da Igreja, pessoas de Valença e de diversas outras cidades, muitos valencianos(as), que retornam à terra natal para celebrar a padroeira, a exemplo da família Fonseca, com a qual nossa reportagem conversou.

Família Fonseca vem a Valença todos os anos para participar da Festa em homenagem a padroeira Nossa Senhora do Amparo (Foto: Valença Agora)

Há mais de 40 anos morando em Brasília, Nivaldo Fonseca, um dos nove irmãos que vieram para a Festa do Amparo, é um exemplo da força da tradição passada de geração a geração pelos devotos da padroeira. “Desde criança fomos acostumados a frequentar a festa de Nossa Senhora do Amparo, saímos de Valença, mas não mudamos esse nosso costume, então todos os anos eu e meus irmãos vem até aqui para prestigiar essa festa espetacular e maravilhosa. Desejamos que a cada ano mais pessoas possam vir para fortalecer cada vez mais essa devoção que é muito linda”, afirmou Nivaldo.

Sandra Maria Fonseca conta que a devoção começou por seu pai, que era operário da Companhia Valença Industrial à época. “Meu pai trabalhava na fábrica, ele era operário e trazia a gente todos os anos para a festa, desde pequenos, então fazemos questão de participar, a procissão é linda”, relata.

“Esse ano veio a nossa família e mais uns quatro amigos, no próximo ano já tem mais cinco casais que se ofereceram para vir conosco ver essa festa linda”, revela Ana Maria Fonseca, que considera a visita um “testemunho de fé na padroeira”, que era padroeira dos seus pais.

Ana e sua caravana da família Fonseca e amigos ficam hospedados na Praia de Guaibim e a noite frequentaram as novenas de Nossa Senhora do Amparo. Uma comprovação de que a Festa do Amparo movimenta a economia local em todas as atividades, entre elas o turismo. “Eu acho que Valença tem muito potencial, pouco explorado, principalmente com relação à Praia de Guaibim. Valença é uma cidade bonita, tem uma comida muito boa, então eu acho que poderia ser melhor aproveitada, deviam investir mais nisso, dar melhores condições para atrair mais gente”, sugeriu.

Lindinalva Rosa, moradora de Presidente Tancredo Neves (Foto: Valença Agora)

A tancredense Lindinalva Rosa Santos vem todos os anos para a Festa do Amparo. “Eu já recebi muita graça dela e a minha família também. Meu marido quase morria na pandemia, mas ele está aqui vivo”, disse à reportagem.

Nair Santos, moradora de Ituberá, devota de Nossa Senhora do Amparo (Foto: Valença Agora)

De Ituberá, Nair Santos, também alimenta a fé na padroeira de Valença. “Já é de costume eu vir, todo ano eu venho, na pandemia não pude vir, mas agora graças a Deus eu vim, estou muito feliz hoje. Nossa Senhora do Amparo é nossa mãe, Jesus deu ela para nós”, celebra.

Marcelo Viana, empresário de Ituberá (Foto: Valença Agora)

O empresário de Ituberá, Marcelo Viana, que tem empreendimentos na sua cidade e também em Valença, lembra que frequenta a festa do Amparo há muitos anos. “Sempre estive presente na Festa do Amparo, a mãe de todos nós e como eu sou católico apostólico e romano já acompanhava meu avô Arlindo, que foi morador de Valença e vim nessa caminhada, hoje eu tenho 58 anos e quero estar sempre presente na Festa do Amparo, na festa de Deus”, ressalta.

O empresário valenciano João Deolino é frequentador assíduo da Festa do Amparo (Foto: Valença Agora)

João Deolino, proprietário da Loja Rio Mar Modas, em Valença, também mantém a tradição de festejar Nossa Senhora do Amparo. “Para nós valencianos é muito importante, e esse ano a gente percebe que o povo veio participar, todas as novenas com a casa cheia e hoje, último dia, muita gente presente. Rogo a Deus e a Nossa Senhora do Amparo que nos proteja e que no próximo ano estejamos juntos aqui de novo”, afirmou Deolino ao JVA.

A Festa do Amparo é uma realização da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, que tem a direção do pároco Marcos Reis. A missa festiva este ano foi presidida pelo Padre Nelson Franca, administrador diocesano da Diocese de Amargosa.

Padre Nelson Franca, da Diocese de Amargosa, presidiu missa festiva de Nossa Senhora do Amparo (Foto: Valença Agora)

“Agradeço a oportunidade que o Padre Marcos Reis concede a mim para presidir este stand sagrado da santa eucaristia neste grande dia da Festa de Nossa Senhora do Amparo. Que sigamos perseverantes, corajosos na missão de amparar como Maria seus filhos e filhas, nossos irmãos e irmãs”, agradeceu Pe. Nelson.

Padre Marcos Reis, pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, da qual a Igreja de Nossa Senhora do Amparo é integrante (Foto: Valença Agora)

O Pároco Marcos Reis saudou todos os fiéis, agradeceu o apoio de toda a comunidade na realização da festa, agradeceu a presença de todos os padres que participaram do novenário e da festa. O líder religioso nomeou o casal Denir e Malaquias para condução da organização da Festa do Amparo 2023. “Recebam a coroa de Nossa Senhora como sinal da responsabilidade de conduzir, no sentido de unirmos as mãos para que façamos uma linda festa”, desejou o padre.

Secretário de Turismo de Valença, Fred Rehém, acompanhado do diretor Clayton Argolo (Foto: Valença Agora)

A Festa do Amparo contou com o apoio da Prefeitura de Valença, que fez a requalificação do adro da igreja. O secretário municipal de Turismo, Fred Rehém, prestigiou a missa festiva e falou com o JVA sobre o desenvolvimento do turismo religioso. “Como não sou de Valença, esse ano vim conhecer de perto essa festa tradicional para procurar entender mais e aprofundar mais esse turismo religioso que é muito forte na Bahia e eu quero trazer aqui para Valença. Estamos em conversa com o Padre Marcos desde o ano passado e esse ano vamos avançar para a reabertura do Amparo para visitação, porque ele é o principal destino turístico da nossa sede de Valença, portanto a gente quer além do Mirante, além do visual aqui de cima, que as pessoas entrem na igreja, conheçam a santa e tenham essa vivência da importância do que é para a história do nosso município a Igreja do Amparo”, destaca Rehém.

O planejamento do secretário é para que o Amparo fique em evidência não apenas na festa da padroeira, mas durante todo o ano, movimentando a economia do turismo. “Podemos ver aqui a quantidade de pessoas que estão circulando e o quanto isso está girando a economia do município, então a gente quer fazer isso não somente nesse momento, mas também durante o ano todo, porque o Amparo está aqui e é belo, é importante culturalmente e na religiosidade o ano todo. Que as pessoas possam vir conhecer a história do Amparo e essa imagem belíssima de Valença”, ressaltou.

Antônio Machado, membro do Conselho Paroquial do Sagrado Coração de Jesus (Foto: Valença Agora)

Para o conselheiro paroquial Antônio Machado, a Festa do Amparo este ano, bateu recorde de participação em comparação aos anos do evento antes da pandemia da Covid-19. “Como houve uma repressão da presença do povo por causa da pandemia, esse ano o pessoal se fez presente com muita força, muito vigor, muito participação, animação e muita religiosidade”, comemora.

Faixa durante procissão de Nossa Senhora do Amparo (Foto: Valença Agora)

“Depois de tudo que nós passamos, vimos a necessidade do sagrado, a necessidade de se chegar perto de Deus. A perseverança e a intercessão de Maria é algo muito real, muito palpável, algo que a gente percebe com uma facilidade muito grande”, acrescenta Machado.

Além da participação massiva dos fiéis, este ano a Igreja do Amparo recebeu um importante apoio para revitalização de seus altares, uma doação da família de Rubens Petit Ferreira, ex-funcionário da Companhia Valença Industrial e benfeitor do município, com obras como a ampliação da Santa Casa de Valença.

Altares da Igreja de Nossa Senhora do Amparo foram totalmente revitalizados (Foto: Valença Agora)

“Os madeirames dos altares estavam todos apodrecidos, o altar-mor estava numa condição deplorável, mas felizmente além dos doadores da cidade que fizeram muitas doações, tivemos uma doação da família Petit, que o chefe do clã antes de partir pediu para que a família fizesse uma doação muito generosa para o Amparo e chegou numa boa hora que a gente conseguiu recuperar todos os altares da Igreja do Amparo. Os altares estão novos, todos bem tratados, muito bem recuperados com a orientação do IPAC, então a igreja está muito bonita na parte de dentro, toda reformada, toda pintada, agora vamos em busca de recuperar todo o telhado e esperamos que com o que foi arrecadado da comunidade nas ofertas, doações, envelopes, a gente possa já esse ano começar a recuperar o nosso telhado para que não cheguemos a situação da Matriz do Sagrado Coração de Jesus”, destaca Antônio Machado.

A Festa do Amparo promoveu uma extensa e povoada procissão que percorreu as ruas de Valença com a imagem da santa sendo saudade pelos moradores, muitos dos quais decoram suas casas para saudar a passagem da “Mãe do Amparo”.

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.