O Padroeiro do Guaibim, São José, foi homenageado neste domingo (10) por centenas de fieis que participaram da missa festiva na Igreja de São José e da procissão rendendo orações e louvores ao santo padroeiro protetor as sagrada família. O dia da festa é precedido do novenário que finalizou no sábado anterior. A festa religiosa é realizada pela comunidade católica de Guaibim e também conta com o apoio da Prefeitura de Valença, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, que incrementa a comemoração proporcionando aos moradores locais, visitantes e turistas, uma festa popular, religiosa e cultural. Neste ano de 2016, a Festa de São José saiu de sua data tradicional, pelo fato de ter caído na semana santa, sendo adiada para este fim de semana, de 09 a 11 de abril.

IMG_0797

IMG_0685

 

Os fieis lotaram a Igreja de São José durante a missa celebrada pelo padre Wilson Vitoria, que destacou a união da comunidade católica do Guaibim para melhorar a cada ano, a igreja e a organização da festa. “Pouco a pouco nossa Igreja vai aprendendo a trabalhar em equipe. Quem chega aqui observa que a estrutura é a mesma, mas a Igreja está de cara nova, novo reboco, nova pintura, iluminação, o som tá melhor, a parte externa, graças a ajuda, o esforço e de dedicação de todos”, reconheceu o padre, que chamou ao altar, o casal que mediará a organização da festa no próximo ano, José Avelar e Maria Inês, aproveitando para agradecer a dedicação de Cinha e Neusa, que se dedicaram à festa deste ano.

IMG_0803

IMG_0784

A prefeita Jucélia Nascimento prestigiou a missa festiva acompanhada do vice-prefeito e secretário da Agricultura, Joailton Manoel de Jesus, secretários e colaboradores da prefeitura. Em entrevista ao Jornal Valença Agora, Jucélia Nascimento ressaltou a importância da Festa de São José e também comentou sobre o turismo no distrito. “O Guaibim nesse período de baixa estação está atraindo moradores, turistas, comunidade, é uma tradição a festa de São José, e todo ano a gente tem colaborado dentro das possibilidades, esse ano não seria diferente. A gente está aí com uma grande festa popular religiosa e cultural, trazendo para o Guaibim atividades, recreações pra que a gente possa manter não só no Réveillon, no carnaval, mas sim todos os meses do ano, um evento pra que a gente atraia mais turista, movimente os hotéis e movimente a economia do nosso Guaibim que é a nossa praia, o nosso cartão postal. Esse fim de semana estamos também com o campeonato de ciclismo, atraindo muitos ciclistas de toda a Bahia deixando o nosso Guaibim ainda mais bonito, e é isso que a gente quer, nesse clima de amor e paz, o mais importante é isso”, destacou a prefeita.

IMG_0755

IMG_0756

IMG_0681

A procissão saiu por volta das 11h e percorreu algumas ruas do distrito, entoando cânticos e orações. Entre as fieis que participaram do cortejo, a vereadora e moradora do Guaibim, Diana Farias que defende a tradição religiosa. “São José é a figura paterna que nós devemos ter como exemplo, São José significa a família, José, Maria e Jesus, a sagrada família. Esse exemplo que nós valencianos devemos ter para dentro de nossos lares, do pai responsável, da mãe presente desde o nascimento até a morte de seu filho. Nós queremos nesse momento agradecer a administração municipal por ter apoiado essa festa de São José aqui no Guaibim, nossa comunidade precisa ter tradição, ensinar as novas gerações o que os nossos pais nos ensinaram, a ter na fé o nosso sustento, e estou aqui como vereadora representando esta comunidade do Guaibim e toda a cidade de Valença, fortalecendo a fé em nosso município”, afirmou a vereadora, que aproveitou a oportunidade para parabenizar o Jornal Valença Agora por “estar sempre presente nos importantes eventos da nossa cidade”.

 

Festa popular de São José

IMG-20160410-WA0000-1

A parte profana da festa, que mais atrai visitantes e turistas, teve início no sábado (08) e encerrou na segunda-feira (11), na Praça principal do distrito. De acordo com a prefeitura, realizadora da festa, as apresentações do domingo chegaram a atrair mais de 4 mil pessoas à praia valenciana.

No sábado, se apresentaram a Banda Sem Limite, O Nyppe, Beto Amazonas e Banda. No domingo subiram ao palco grandes atrações, Thierry e a banda valenciana Maria Chic. Encerrando as comemorações na segunda-feira, o som de Fábio Márcio e Samba Dimprovizzo.

IMG_0772

A secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aline Reis destacou a atenção que foi dada aos artistas locais. “A gente faz a festa pro povo de Valença, pro povo do Guaibim, e esse ano ela está ainda maior, com grandes atrações como Thierry e Maria Chic, atrações que são grandes e ao mesmo tempo são da região, é de Valença, e a gente sempre teve essa preocupação, como a gente vai valorizar as pessoas, o povo, por isso a escolha das atrações foi muito baseado nisso, são atrações que o povo adora. São três dias de festa com total apoio da Prefeitura”, frisou Aline.

A empresária Aldenize Reis, presente no Guaibim, ressaltou a importância da festa. “É muito importante esses acontecimentos aqui para cultura de Valença, a gente tem que fomentar isso aí, é uma festa religiosa, mas é uma festa que abrange toda uma população que vem preservando a tradição e a Igreja Católica com todos os ensinamentos. É importante para a cultura e é importante para você como ser humano, porque quando você tem uma formação religiosa, seja ela qual for, é muito diferente daquele que não tem, então eu desejo que Valença continue fazendo esses eventos, que a cultura continue crescendo e sendo preservada que é o mais importante, preservar a cultura da nossa cidade, consequentemente a cultura do nosso país, isso é muito bom, que a cultura continue prevalecendo sobre tudo que existe, porque cultura é educação e sem educação não se vive”, pontuou.

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.