Data foi marcada por cerimônia de inauguração da nova capela da instituição, fruto de doação particular

Missa de aniversário foi celebrada pelo Padre Marcos Reis, pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus (Foto: Valença Agora)

O aniversário de 161 anos da Santa Casa de Misericórdia de Valença foi comemorado na última quinta-feira (30), com missa celebrada pelo Padre Marcos Reis e inauguração da Capela Nossa Senhora da Providência, que foi construída para oferecer um espaço de fé para pacientes, acompanhantes, visitantes e equipe da instituição. A capela, que também abrigará a imagem da Nossa Senhora do Amparo – padroeira de Valença -, foi construída próximo ao jardim do hospital. O valor foi doado em setembro de 2020 por Rubens Petit Ferreira Neto, Sérgio Sanches Ferreira, Marcelo Sanches Ferreira e Normando Sanches Ferreira. Os filhos de Renato Santos Ferreira obedeceram a um pedido do pai, que, além da quantia a ser doada, pediu, ainda em vida, para que fizessem uma homenagem ao seu pai, Rubens Petit.

Rubens Petit viveu na cidade de Valença e foi protagonista de ações importantes na cidade no século XX, como ser um dos responsáveis pela ampliação e modernização da Santa Casa de Misericórdia do município. Além disso, ele foi proprietário do cinema e tipografia da cidade do baixo sul da Bahia e um dos funcionários da Companhia Valença Industrial. Sua importância gerou homenagens póstumas, como seu nome dado à avenida que liga a Praça da Bandeira ao bairro do Tento.

Marcelo Cabral, provedor da Santa Casa de Valença (Foto: Valença Agora)

O provedor da Santa Casa Marcelo Cabral recebeu autoridades, convidados e equipe. Em seu pronunciamento, agradeceu a doação da família de Rubens Petit e enalteceu os 161 anos da instituição. “Momento de muita emoção, sobretudo pelo momento que estamos vivendo de pandemia, mas que graças a Deus estamos conseguindo superar. Nosso reconhecimento e agradecimento a todos, diretores, irmandade, autoridades, colaboradores, todos que estão se doando para uma Santa Casa melhor. Hoje estamos inaugurando a nossa Capela, um lugar importante de fé e oração para pedirmos pela saúde dos que estão internados”, afirmou.

“O momento hoje é para comemorarmos o desenvolvendo da Santa Casa, que está melhorando a cada dia, é público e notório os avanços dos últimos anos. Temos muito a melhorar, mas aos poucos, dentro das nossas condições e possibilidades estamos fazendo, somos um família sempre buscando fazer o melhor e o bem pelos valencianos e por todos do Baixo Sul”, acrescentou o provedor.

Fabrício Lemos, presidente da Câmara de Vereadores de Valença (Foto: Valença Agora)

Fabrício Lemos, presidente da Câmara de Vereadores de Valença participou da cerimônia e parabenizou a Santa Casa pelos seus 161 anos. “A cada dia vemos o esforço da diretoria e de todos na questão da humanização que é de fundamental importância, tenho a certeza que muitos valencianos, baianos, brasileiros foram tratados, transformados pela misericórdia dessa Santa Casa, pelo profissionais que aqui estiveram, pelos diretores, provedores e funcionários que existem e hão de existir. A Santa Casa é uma referência não só para Valença, mas para a nossa região, enquanto alguns reclamam, criticam, eu defendo, ai de nós se não houvesse a nossa querida Santa Casa. Não tenham dúvida que a Casa Legislativa estará de mãos dadas nessa frente positiva, nesse abraço a essa instituição”, ressaltou.

Vereador de Valença, Ryan Costa representou o deputado federal Raimundo Costa (Foto: Valença Agora)

Representando o deputado federal Raimundo Costa, o vereador de Valença Ryan Costa levou os parabéns e o abraço do parlamentar a toda equipe da Santa Casa. “Imensa alegria estar aqui hoje inaugurando um lugar de fé, de esperança. Mais uma conquista para o Baixo Sul, para aqueles que tanto precisam. Parabéns ao provedor Marcelo Cabral e sua equipe que mais uma vez demonstram comprometimento e trabalho à frente dessa instituição. Trago o abraço do deputado Raimundo Costa, que infelizmente não pode se fazer presente, mas pediu que registrasse a sua admiração e apoio à gestão da Santa Casa de Valença e sua equipe”, afirmou.

Tesoureiro da Santa Casa e ex-provedor Guido Magalhães Júnior (Foto: Valença Agora)

O tesoureiro do hospital e ex-provedor Dr. Guido Magalhães pontuou a importância da Santa Casa, “referência no Baixo Sul”, relembrando as vivências e o amor pela instituição alimentados. “Momento muito importante, de agradecimento, de celebração, de parabenizar nosso provedor, um homem de bem, cidadão decente, que humildemente se coloca à disposição para engrandecer a instituição. Com o seu nome, com a sua humildade, com o seu carisma, ele vem conquistando de forma muito discreta grandiosidades para esta instituição, eu fico muito feliz porque tenho um compromisso com essa instituição, independente da minha função, em qualquer instante que essa instituição precise eu estou à disposição. Parabéns a todos que entendem a grandeza dessa instituição”, frisou o advogado.

Rodrigo Oliveira, representante da família de Rubens Petit (Foto: Valença Agora)

A família de Rubens Petit foi representada por Rodrigo Oliveira. “Gostaria de agradecer em nome do Dr. Renato dos Santos Ferreira e seus filhos por essa linda homenagem que fizeram a Rubens Petit Ferreira. O desejo deles seria estar presentes aqui hoje para apreciarem essa capela, esse momento tão especial para tantas pessoas e para a família. Em breve eles estarão aqui para prestigiar a todos. Gostaria de agradecer e destacar o trabalho brilhante do provedor Marcelo Cabral frente a Santa Casa de Misericórdia de Valença”, disse.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.