Faz cinco anos que eles se apresentam e treinam no Centro de Cultura Olívia Barradas da cidade de Valença. Eles representam a cultura hip-hop da cidade, todos compartilham a mesma paixão, dançar break dance! Se encontraram na escola ou na Praça do Jardim Novo ou através de amigos em comum e decidiram juntos formar o ‘crew S.M’ Eles se apresentam também muito em Salvador, Ferra de Santana e Nazaré, onde eles representam a cidade de Valença!

hip-hop2

Icaro e Ylana

Icaro e Ylana

Ylana: Dançamos break, o break é a forma que eu encontrai para me livrar do estresse cotidiano, às vezes passava por problemas em casa ou na escola e quando chegava no Centro de Cultura via todo mundo dançar e queria estar dançando com eles! Mas durante um tempo fiquei com vergonha, sempre fui muito tímida! A dança me ajudou para me expressar melhor! Hoje o que mudou minha vida foi o break!

Jornal Valença Agora: Em que lugar você como mulher se coloca na cultura do hip-hop?

Os meninos me dão a maior força! Dentro da cultura hip-hop me sinto bem porque as pessoas estão mais abertas. Nunca me senti excluída ou mal tratada pelo fato de ser mulher, mas infelizmente tem pessoas ao redor que acham que o break é uma dança de homem e me criticam!

Mas eu danço com maior orgulho!

Icaro: Danço break dance, sou da cultura hip-hop! Estou treinando no Centro de Cultura a cinco anos. Me sinto muito livre quando danço, sinto uma paz interior! Para mim a dança é uma maneira de se expressar!

O grupo

Tentamos representar a cultura da dança hip-hop de Valença. Se a cultura do break está viva na cidade é graças a nós. Mas muita gente não nos reconhece como representantes de cultura aqui na cidade! Mesmo assim levamos a nossa cultura para fora da cidade e por mais engraçado que pareça, estamos mais reconhecidos lá fora! Aqui é uma questão cultural da desvalorização dos artistas. Ganhamos mais visibilidade nas apresentações e campeonatos de fora. Aqui estamos totalmente desvalorizados!

As primeiras vezes que fomos para Salvador sofremos um pouco do preconceito “nos chamaram de pessoal da roça”!’ Mas todo mundo ficou impressionado com nossa dança e nossa técnica e agora pessoas de Salvador vem aqui para passar um fim de semana e treinar com a gente!

Para dançar break dance não tem idade!

Todos que querem são convidados a dançar! Nos encontramos nas quartas de noite a partir das 19:00hs, sábado e domingo de tarde a partir das 14:00hs! É aberto para todos e basta somente chegar!

Crédito foto Lucia Carreras

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.