Devotos e simpatizantes do padroeiro dos pescadores, São Pedro, enfrentaram uma caminhada de sete quilômetros nesta terça-feira (28), mantendo viva a centenária tradição da Puxada do Mastro de São Pedro, manifestação de fé e cultura, que abre as festividades do padroeiro na Igreja de São Pedro, no bairro do Tento. O mastro foi carregado da Igreja de Nossa Senhora do Desterro, na comunidade de Maricoabo até a sede de Valença, onde foi instalado e permanecerá até o Dia da festa em honras ao santo, no dia 10 de julho.

Além dos devotos, a Puxada do Mastro foi abrilhantada pelas manifestações artísticas e culturais, Zambiapunga, trio com a banda Pagode do Alonso e baianas.

A Festa de São Pedro completa 126 anos em 2022. O líder comunitário Jeová Porto Avelar destacou: “Nossa paróquia tem história, tem cultura e não podemos deixar morrer”.

A Puxada de Mastro organizada pela comissão da festa de São Pedro, contou com o apoio da Prefeitura de Valença, através da Secretaria Municipal de Cultura, e do Conselho Municipal de Cultura. O Detran e a Guarda Municipal estiveram presentes na organização do trânsito.

Os presidentes da Comissão da Festa de São Pedro 2022 são o empresário Felipe Elói e a marisqueira Maria das Graças, popularmente conhecida como Gracinha de Cajaíba.

Imagens: Secult Valença

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.