Presidido pelo agricultor Adalício de Jesus, o S.T.R – Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiar de Valença-BA realizou no dia 12 de Abril, a sua primeira Assembleia Geral Ordinária do ano, com o objeto de prestar contas do Exercício Financeiro 2018 e eleger a Comissão Eleitoral para renovação da Diretoria do sindicato, que acontecerá em Maio deste ano.

str-1

A reunião aconteceu no auditório da Casa do Empresário de Valença e contou com a presença dos sindicalistas, associados e representantes de entidades e instituições rurais.

O vereador Adailton Francisco, associado do S.T.R., ressaltou a importância da estejamos reunidos nos sindicatos, nas associações, nas comunidades, porque o que estão fazendo com o nosso país, o que querem fazer com os agricultores exige muito dessa união da gente para que não tenha êxito, principalmente falando da questão da previdência, onde o agricultor vai ter que contribuir com 20 anos. A mulher rural é trabalhadora, mãe, dona de casa, a jornada de trabalho dela é muito maior e o governo não está levando isso em consideração. O que estão querendo fazer é uma perversidade muito grande. Por outro lado, o governo tem uma política muito clara e objetiva, acabar com os Sindicatos, pelo menos tentaram. Vamos estar junto e se fortalecer porque o projeto que está colocado aí é pra quebrar todas essas mudanças que nós tivemos nos últimos anos”, afirmou o vereador em tom de alerta.

Os números referentes à Prestação de Contas de 2018 foram apresentados pelo contador Cristóvão Pereira Pinto, que apontou um saldo positivo de R$ 29.693,26. O Conselho Fiscal recomendou a aprovação das contas, que também foram aprovadas pela Assembleia.

O presidente Adalício chamou atenção para uma dívida herdada da gestão anterior que vem sendo paga ao longo da sua gestão que iniciou em junho de 2015 e terminará em junho deste ano.  “A dívida que o Sindicato está pagando é de 2005. Fomos condenados a pagar R$ 69 mil reais de direitos trabalhistas”, justificou.

O advogado do Sindicato, Dr. Noildo Gomes agradeceu a parceria do S.T.R e também criticou as Reforma da Previdência proposta pelo Governo Bolsonaro. “Há 28 anos a mulher não se aposentava, só o homem, a mulher só recebia a pensão do homem, meio salário mínimo, esse Brasil 28 anos depois o governo que voltar ao que era”, ressaltou.

 

“Na França o governo compra os alimentos dos agricultores, e ainda paga por mês pra você continuar na zona rural. Aqui, se todos da zona rural resolvessem vir morar na cidade, ia faltar alimento”, comparou, afirmando que o momento pede “luta e unidade da categoria”.

O representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia (Fetag BA), o assessor Diego Santos Machado reforçou a necessidade da classe permanecer coesa conta a Reforma da Previdência.

“É muito importante que o sindicato esteja alinhado junto com a federação para que essa reforma não passe, se não se mobilizarmos com certeza a reforma vai passar. É preciso que os Sindicatos comecem a mobilizar os trabalhadores em seus municípios para forçar os deputados a votarem contra”, avisou.

A eleição da nova diretoria do S.T.R acontecerá no dia 10 de maio de 2019. Para organizar todos os trâmites da eleição, foram eleitos durante a assembleia os membros que integraram a Comissão Eleitoral, três titulares e dois suplentes.

A ASCOOB marcou presença na reunião representada pelo gerente Anderson Lima e pela agente de crédito Adriana.  Anderson apresentou aos agricultores os serviços da cooperativa de crédito. “A ASCOOB é parceira de vocês, nossa intenção é promover o desenvolvimento e uma qualidade de vida melhor pra vocês através da oferta de crédito seguro e orientado”, afirmou.

 

Fonte: Jornal Valença Agora

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.