Conhecido por diversos milagres e, também, como protetor de negros e escravizados, São Benedito, descendente de africanos da Etiópia, é reverenciado por seu exemplo de humildade. Em Cairu, ele recebeu a missão de ser o padroeiro da cidade e, por isso, a cidade entra em festa sempre no segundo domingo de Janeiro.

Para celebrar esse Santo tão importante para os católicos, o povo de Cairu sai às ruas, no dia 09, para realizar o reisado de São Benedito, uma tradição que começou em 1610 e já ultrapassa os 400 anos. Este ano, mesmo enfrentando a pandemia de COVID-19, o povo tomou as ruas para demonstrar sua fé no santo negro e pedir proteção.

A programação festiva contou com uma missa celebrada na igreja do convento de Santo Antônio e conduzida por Padre Everaldo e Padre Sérgio Braga. Logo após a missa, foram distribuídos tradicionalmente os pãezinhos de São Benedito, que segundo os devotos garantem fartura o ano inteiro. A programação contou ainda com as tradicionais manifestações culturais com apresentações da Filarmônica Centro Popular Cairuense, a Marujada, Congos e o Reisado. À tarde, aconteceu a descida da bandeira de São Benedito.

Padre Everaldo destacou que a festa ultrapassa os limites de Cairu e atrai visitantes de diversos lugares para celebrar o santo que é desconhecido de muitos, mas muito celebrado e visível em Cairu. Já o Padre Sérgio Braga, de Cravolândia, disse que sentia honrado em estar presente nos festejos e que o povo de Cairu viu no santo um modelo de fé.

Hildécio Meireles, prefeito de Cairu, disse que esta é a sua décima terceira festa como prefeito do município e afirmou que “esse espírito das manifestações culturais reforçam a história de Cairu”. A vice-prefeita e secretária de saúde, Cíntia Rosemberg, destacou que esta é “uma festa grandiosa e que o munícipio é muito rico em cultura, diversidade natural também, mas a cultura se faz muito presente como patrimônio imaterial”. Também estiveram presentes, na festa, o deputado federal Elmar Nascimento, o ex-deputado estadual Luciano Ribeiro, os ex-vereadores de Salvador, Adriano Meireles e Felipe Lucas.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.