Leão e comitiva de investidores franceses estudam parceria público-privada para negócios na mobilidade da região

InShot_20210125_135342879

Comitiva foi recebida no Palácio Rui Vinhas, sede da Prefeitura de Valença

Valença foi visitada neste domingo (24), pelo vice governador da Bahia e secretário de Desenvolvimento, João Leão, e comitiva de representantes da maior empresa de engenharia da França, o Grupo Egis, que atua nos setores de Infraestrutura e Mobilidade. A presença de João Leão e comitiva fez parte de uma missão institucional com visitas a alguns municípios do Baixo Sul, Sul e Extremos Sul do estado neste final de semana, com o objetivo de propiciar negócios de parcerias público-privadas (PPP’s).

Os visitantes foram recebidos na sede da Prefeitura; pelo prefeito Jairo Baptista, vice-prefeito Joailton Manoel; presidente da Câmara de Vereadores, Fabrício Lemos, entre outras autoridades.

“Hoje nós viemos aqui com esse grupo francês, com o objetivo de fazer uma duplicação de rodovia, da ponte Salvador-Itaparica até Valença, de Valença até Ilhéus e de Ilhéus até Porto Seguro. É uma nova Bahia, um novo Baixo Sul [...] Queremos o progresso, o desenvolvimento e o sucesso”, afirmou o vice-governador, pedindo a todos que “tenham um pouquinho de paciência para Valença começar a decolar”.

A paciência solicitada por Leão, refere-se ao atraso no início das obras da Ponte-Salvador-Itaparica”, cuja ordem de serviço já foi assinada pelo governador Rui Costa. O governo aguarda agora que a pandemia da covid-19 diminua para que seja permitida a presença de um grande contingente de operários nos canteiros das obras.

Autoridades recepcionaram comitiva

O Grupo Egis tem a pretensão de em investir no projeto de duplicação da BA-001, em parceria com o Governo do Estado. “Queremos dar uma sacudida nesse Baixo e queremos fazer com que as pessoas ganhem dinheiro e melhorem as suas vidas. Nós estamos trazendo equipes francesas, portuguesas, chinesas, que vão olhar tudo. O Governo da Bahia não tem o dinheiro para fazer essas obras todas, ou nós fazemos baseados em concessões, PPP’s, ou não vamos conseguir fazer”, destacou Leão.

O vice-governador ressaltou o potencial do Baixo Sul em se assemelhar a riqueza produzida por polos turísticos como o litoral norte do estado. “O objetivo do Governo da Bahia, é fazer com que esta região tenha uma definição muito parecida com o litoral norte do Estado da Bahia, que é pujante. E é uma região que tem um desenvolvimento tremendo. A receita aqui no Baixo Sul é 0,25% e Porto Seguro é 1,7%, temos que superar essa diferença. Aqui nessa região tem tudo”, avaliou sobre a representação econômica da região no estado.

O prefeito Jairo Baptista falou ao JVA sobre a visita da comitiva. “A visita do governador é sempre proveitosa aqui, hoje trazendo um grupo francês que se interessa em investir aqui na região. Vamos torcer por essa região, particularmente Valença, que nós precisamos desses investimentos para o desenvolvimento dessa cidade, nós estamos muito aquém da realidade”, frisou.

Em seu diálogo com Leão, Jairo cobrou o Anel Viário de Valença, obra que conta no projeto da Ponte Salvador-Itaparica. “O Governo precisa ter prioridade nisso, a nossa cidade tende a implodir, então precisamos ter primeiro o anel viário para depois chegar a ponte”, ressaltou ao JVA.

Marcelo Oliveira, presidente da Bahia Pesca

Marcelo Oliveira, presidente da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura - SEAGRI, participou da reunião, e falou com o JVA sobre as expectativas com ações articuladas para o desenvolvimento do Baixo Sul. “São excelentes, e nós estamos muito focados, é uma região muito rica e com muitos produtores da agricultura familiar. O governo do estado tem orientado a gente a apoiar fortemente o setor, agora mesmo, no início do mandato de Jairo, já estamos doando 120 mil alevinos e vamos continuar apoiando o município. Eu venho fazer a entrega dessa doação para gente garantir o desenvolvimento da piscicultura aqui em Valença e região”, afirmou.

Fizeram parte da comitiva, Agathe Vigne, Diretora de Investimentos e Novos Serviços da Egis América do Sul; Paulo Serra, Diretor de Rodovias e Aeroportos da BU Latam; Fabricio Gomes, Consultor de Engenharia de Infraestrutura; Denisson de Oliveira, Diretor de Terminais da Seinfra; Deraldo Alves, Superintendente SDE; Paula Rescala, Cerimonial; Carlos Eduardo Freitas, Ascom e o Ten Cel Paraiso, Assistente Militar.

Fotos: Valença Agora 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.