Faleceu na última sexta-feira (7), em Valença, aos 94 anos o Sr. Edson Neri Lemos, por insuficiência cardíaca. Sindicalista, pescador e arrumador conhecido em toda a região pela classe pesqueira, pai da vereadora Vane Costa Lemos, Sr. Edson nasceu em Maraú, município onde deu os primeiros passos na atividade que se tornaria seu legado. Foi presidente de Colônia de Pescadores e do Sindicado de Arrumadores de Valença, cidade em que morou a maior parte de sua vida.

Morador do bairro do Tento, devoto de São Pedro, Sr. Edson trabalhou em prol da melhoria de vida dos pescadores locais, através de benefícios como a aposentadoria.

Além de sua família, vários amigos presenciaram sua despedida e sepultamento no cemitério municipal de Valença, entre eles o prefeito Ricardo Moura.

“Uma figura extraordinária, um verdadeiro líder. Um homem muito querido pelos arrumadores, pelos estivadores, pelos pescadores, pelo bairro do Tento que dependia muito de Seu Edson. Não tenho dúvida que ele vai estar em bom lugar vivendo ao lado de nosso Senhor Jesus Cristo porque foi um homem de muita fé e de um coração grandioso”, afirmou o prefeito.

O ex-vereador, morador do bairro do Tento, Reginaldo Araújo, destaca, entre as qualidades de Seu Edson, a alegria. “A gente perde hoje um homem de uma alegria e de uma perseverança impressionante, um homem sério, mas que sempre respeitou a todas as pessoas, ele é uma referência hoje em Valença, principalmente no bairro do Tento. Valença perde muito, perdemos um homem que foi um dos grandes iniciadores da questão sindicais em Valença, foi ele quem iniciou todo um movimento de valorização e respeito aos pescadores e arrumadores nessa região”, destacou.

A vereadora Vane Costa, filha de Seu Edson, falou com orgulho do pai. “Meu pai foi um homem caridoso, que viveu pra fazer o melhor para o seu próximo, viveu para servir. É um momento de dor, eu chorei muito, mas agradeci muito a Deus por ter me dado um pai maravilhoso que levou 94 anos fazendo só o bem, ele realmente foi um baluarte, foi um político que vivia para servir, não por ter cargo político, mas ele fazia a política de boa vizinhança, a política do bem viver, então eu só agradeço a Deus por ter sido filha dele e por ele ter vivido todos esses anos comigo e com minha família”, ressaltou Vane.

Seu Edson deixa a viúva Elizete Malta Lemos e oito filhos, Elba, Maria Olinda, Vandro, Everaldo, Elma, Maria das Graças (Gal) e Ivanilda (Vane); 13 netos e 10 bisnetos.

Foto em destaque: Sr. Edson ao lado das filhas Gal e Vane, e a esposa Elizete. (Reprodução/Facebook)

***Confira esta matéria completa com entrevistas exclusivas, na edição impressa nº 698 do Jornal Valença Agora

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.