Seminário trará informações sobre a grande ameaça da Mortalidade de Craveiros, incluindo agentes causadores e medidas de controle

O cultivo de craveiros é uma importante fonte de trabalho e renda para inúmeras famílias em nossa região, tanto no campo quanto no comércio. Para enfrentar a grave ameaça representada pela mortalidade de craveiros, que tem causado danos significativos às plantações, está sendo organizado um arranjo institucional que reúne pesquisadores, agricultores, políticos, profissionais liberais e diversas instituições. Entre elas estão a EMBRAPA, CEPLAC, IF Baiano, Prefeitura de Valença, Sindicatos de Produtores, COOPAFBASUL, UESC, Comitê da Agricultura, APROCRAVO, Associação Comercial de Valença, Jornal Valença Agora, e outras. O objetivo é identificar os agentes causadores desse problema e propor medidas eficazes de controle.

.
O Seminário da Cadeia Produtiva do Cravo, organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IF Baiano/campus Valença, será realizado na manhã de quarta-feira, 21 de fevereiro, no auditório da instituição (IF Baiano). O evento tem o propósito divulgar os resultados dos trabalhos realizados e engajar produtores, pesquisadores e novos parceiros nessa significativa iniciativa de combate à mortalidade dos craveiros.

.
O cultivo de craveiros desempenha um papel essencial na geração de trabalho e renda para milhares de famílias no campo e no comércio do Baixo Sul da Bahia. Segundo o chefe-geral Francisco Laranjeira, da Embrapa Mandioca e Fruticultura, embora a instituição não esteja diretamente envolvida com o cravo-da-índia, ela tem um compromisso firme com o desenvolvimento regional, e o Baixo Sul é uma das regiões prioritárias. Laranjeira enfatiza que a Embrapa não hesitou em apoiar as articulações em favor dessa cadeia produtiva vital para a região, considerando que toda a produção nacional de cravo tem origem nessa região baiana. Ele ressalta ainda que as ações do IF Valença em relação ao cravo serão parcialmente derivadas do apoio da Embrapa, por meio de emenda parlamentar do deputado Raimundo Costa.

.

PROGRAMAÇÃO:

 7:30 Café da Manhã

 8:30 Abertura

 9:00h Agentes causadores de mortalidade - Dr. Julielton Santos da Silva;

 10:00h Controle Químico com a ENDOTERAPIA - Dr. José Inácio Moura;

 10:45h Controle Fisionutricional – Uso de Micorrizas - Dr. Eduardo Gross

 11:30h Testes de in vitro - Dr. Mateus Coliman;

 12:00h Controle Natural e Biológico – José Velloso

 12:30h Produção de Compostagem no meio rural - Givaldo Couto.

.

Serviço:

Evento: Seminário da Cadeia Produtiva do Cravo
Data: 21 de fevereiro (quarta)
Horário: 7h30 às 13h
Local: Auditório do IF Baiano - campus Valença
Formulário de inscrição: https://suap.ifbaiano.edu.br/eventos/inscricao_publica/1503/

article

.

Com informações da Ascom/EMBRAPA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.