Eventoque será promovido pela Secretaria de Promoção Social de Valença, apresentará os resultados, através do Acessuas, de três anos de capacitação profissional oferecidos à comunidade valenciana.

No próximo dia 7 de setembro, a Prefeitura de Valença, por meio da Secretaria de Promoção Social realiza no prédio do CEIP, na Sede do município, o evento do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) que propõe o desenvolvimento de ações de articulação, mobilização e encaminhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para garantia do direito de cidadania e a inclusão no mundo do trabalho, por meio do acesso a cursos de qualificação e formação profissional, ações de inclusão produtiva e serviços de intermediação de mão de obra. Incluem, ainda, ações de articulação com outras políticas públicas para superação das vulnerabilidades sociais.

O Acessuas transfere recursos para que os gestores municipais possam mobilizar e encaminhar os beneficiários dos programas sociais às ações de inclusão produtiva, um dos eixos do Plano Brasil Sem Miséria.

Conversamos com a Secretária da Promoção Social Renata Sampaio para saber mais sobre o evento e também ouvimos a opinião da coordenadora do Programa de Aquisição de Alimentos, Maria Joselita (Branca), sobre os reflexos do trabalho que vem sendo realizados através dos CEIP’s. Acompanhe:

Quais ações são desenvolvidas pelo Acessuas e qual a importância deste Programa?

O Acessuas é um programa de acompanhamento, monitoramento e avaliação de todo trabalho que é feito através dos quatro Centros Produtivos de Valença localizados na Sede e na zona rural. Então, com o recuso deste Programa, a gente fez um trabalho de monitoramento dos usuários que tiveram acesso aos cursos profissionalizantes do sistema “S”, do Pronatec e dos próprios CEIP’s. Trazemos esse evento no dia 7 para apresentar à sociedade e prestar contas atodos, de que a gente recebeu recursos para avaliar se estamos no caminho certo, se fizemos cursos para as pessoas corretas, se os cursos de aperfeiçoamento eram o que estava precisando, quantos cursos nós fizemos, quantas pessoas participaram, quantas estão no mercado de trabalho, enfim, é uma mostra do resultado desse trabalho. Esse resultado, a gente precisa mostrar para que as pessoas entendam que o CEIP tem funcionalidade, que ele precisa existir em Valença, porque elegera melhoria da qualidade de vida das pessoas. A gente precisa valorizar o povo daqui que se esforçou e se dedicou, esse programa veio nessa intenção de auxiliar o município no monitoramento desses cursos.

Como acontece o processo de monitoradodas pessoas que realizaram esses cursos de capacitação. O resultado desses cursos serão apresentadosneste evento?

Isso. Temos um formulário, fizemos entrevistas e visitas a todosos usuários de cursos através de Pronatec e sistema “S” durante o período de 2013, 2014 e 2015.Fizemos um levantamento de todas as pessoas que fizeram cursos e estão hoje trabalhando ou não e quais foram às dificuldades para entrar no mercado de trabalho, muitas vezes porque precisam de um novo curso para aperfeiçoar e a gente promoverá isso. A gente tem um público que fez o curso inicial, continuou com aperfeiçoamento e que hoje está no mercado de trabalho.

Nesse dia será apresentada uma avaliação técnica para dizer quantos estão atuando na área dos cursos específicos e oficinas. Quais os tipos de oficinas e apresentações que serão realizadas?

Nós realizamos muitos cursos de corte e escova, de manicure, culinária. A gente verificou, por exemplo, que esse culinária se desdobrou em algumas áreas específicas de especialização em doces finos, coquetéis, bolos confeitados e outras áreas que as pessoas preferem e que o mercado de trabalho absorve, então essas oficinas serão direcionadas para as pessoas que já realizaram cursos e que já estão em uma determinada área, mas precisam desse conhecimento mais aperfeiçoado. Esta é a intenção das oficinas, mostrar para as pessoas que é possível, e que pessoas juntas, com o mesmo objetivo e com oportunidade de capacitaçãoe aperfeiçoamento consegue obter resultados.

Qual seria a mensagem que você deixaria para o povo valenciano em prol dessa ação?

Digo que as pessoas podem, são capazes, basta quererem e ter oportunidade, e que agente tem uma linha de autonomia e emancipação das famílias, a gente não tem uma linha de cursos que sirvam e lazer ou hobby, a nossa linha são cursos para geração de renda, de inclusão produtiva para a pessoa e sua família, para que as pessoas realmente saibam que querendo, é possível gerar renda e é possível melhorar a vida das pessoas sim. É um trabalho que a gente vem fazendo através também do fortalecimento de grupos produtivos, porque a gente sabe que a coletividade unida e em prol do mesmo objetivo na questão da comercialização que é o produto final, gera bons resultados, então quanto mais grupos produtivos organizados e fortalecidos, a gente vai ter cada vez mais as famílias mais protegidas socialmente, tendo acesso às políticas públicas e melhorando sua qualidade de vida.

Como você avaliaria a melhoria no município de Valença através desses programas de inclusão produtiva que agora terá essa culminância através do Acessuas?

É extremamente importante, a gente trabalha com o ser humano e suas potencialidades.A gente percebe pessoas que se inseriram no mercado de trabalho formal e que estavam fora desse processo e hoje já estão nesse mercado, pessoas capacitadas, que melhoraram a qualidade dos seus produtos e que podem ter uma competitividade maior no mercado e aí consequentemente um aquecimento do comércio local melhoria a qualidade de vida das pessoas.

Branca, como você avalia a importância desse Programa Acessuas?

Como coordenadora do Programa de Alimentos,percebo que as pessoas, os grupos produtivos, depois que tiveram acesso aos cursos, eles estão com os produtos de qualidade, com muitos grupos já com alvará da vigilância sanitária para comercializar esses produtos, a ponto de que muitos dessesprodutos já estão sendo comercializados pelo PAA que é uma venda para o governo federal, então a gente vê isso como um avanço muito grande no município. O Acessuas é fundamental, porque a gente entende que o governo manda as verbas para os cursos, para a capacitação, depois manda a verba para a avaliação e o município precisa prestar resultado e através de sua gestão tem dado respostas com foco numa política da garantia de direitos e da emancipação do ser humano.

Considerações finais da secretária Renata Sampaio.

Convido todos os valencianos e a comunidade para estarem presentes nesse evento, verificar os nossos resultados, os profissionais qualificados que nós temos e oque é possível se fazer através de uma oportunidade, de uma política de governo que trouxe o CEIP, o PAA, o Acessuas. É importante destacar que as pessoas através desses programas, melhoraram de vida, podem ter uma vida mais confortável, têm acesso a alguns bens que não tinham antes, e isso tudo melhora a autoestima das famílias. Essa é a intenção e agente conta com as pessoas noevento para verificar isso e estarem contribuindo com a gente também.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.