amalia-grimaldi

(Amália Grimaldi, de Melbourne, Austrália. 2016)

 

Resiliência, basicamente, seria a coragem de voltar e retomar a estima no que foi perdido, e confiar no seu poder. Hoje em dia o termo ‘resiliência’ vem sendo usado, indistintivamente, em diversos setores da atividade humana. Mas, como e onde surgiu o uso desta palavra? Resolvi então usar fontes de pesquisa legítima e assim, informar-me mais amiúde, sobre o então fenômenono largo emprego dessa palavra, tanto oral como escrita.

Há cerca de vinte anos, o termo vem sendo usado em disciplinas como ciência de materiais e tecnologia em geral. Mas, a partir de estudos sobre o meio-ambienteveio a tornar-se um conceito livre, entusiasticamente usado por centro e institutos de saúde e psicologia, como também por acadêmicos na área de ciências.

Atualmente o governo britânico tem oficializado e reescrito seus relatórios de regulação civil e doutrinas outras baseados no conceito do termo ‘resiliência’. Universidades britânicase australianas também estabeleceram centros de ‘resiliência’, onde alguns institutos já possuem programas de pesquisa nessa área.

Atualmente, aqui na Austrália, escolas de negócios industrial e comercial, têm usado a força do termo ‘resiliência’ mostrando como organizações e empresas possuem capacidade e força a fim de transformar e adaptar sistemas no mundo exigente e evolutivo da economia. São informações estratégicas, sobre como alcançar os requerimentos necessários, a fim de que se possam realizar mudanças, sempre que o meio-ambiente dos negócios venha a exigir.

Em 1973 o inglês Crawford Holling foi quem primeiro introduziu o conceito ‘resiliência’, na ecologia e meio-ambiente. Ele promoveu o uso de modelos teóricos de sistemas, e por isso tornou-se pioneiro na introdução da matéria, ‘economia ecológica’. Tendo estudado o ciclo adaptável ‘panarchy’, entendendo transformações em humanos e sistemas naturais, como evolução e ecologia.

Amalia - foto 2O termo ‘resiliência’ foi usado pela primeira vez na língua inglesa no início do século 17. Palavra oriunda do latim, resilire, significando refazer. Introduzido primeiramente no setor madeireiro, com a finalidade de explicar a qualidade da madeira, e a capacidade deste material em suportar determinada carga e peso sem se partir. Seria basicamente a alta capacidade elástica de determinadas madeiras usada na engenharia naval, estudo feito pelo engenheiro inglês Thomas Tredgold. Quarenta anos depois, Robert Mallet desenvolveu o conceito de ‘resiliência’ medindo e comparando diversos materiais usados na Royal Navy, na construção de barcos de guerra.Mallet desenvolveu um método de medida de ‘resiliência’, chamado ‘modulusresilience’, como método de acessar materiais sob adversas e variáveis condições. A partir de então ficou definido este padrão como uma energia mínima, aquela capaz de provocar a ruptura do material. (fonte: www.wellbeingaustralia.org.au)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.