Público poder visitar gratuitamente a Coletiva de Artes Visuais “O REENCONTRO” até 31 de agosto

Após 1 ano e 6 meses de paralisação das atividades ao público devido a pandemia da Covid-19, o Centro de Cultura Olívia Barradas, localizado em Valença, reabriu suas portas à comunidade com o Projeto Arte A’gosto. A reabertura aconteceu na última sexta-feira (20), com a Exposição de Artes Visuais “O REENCONTRO”, coordenada pela produtora Lúcia Araújo, com o apoio institucional do Governo do Estado e apoio cultural da Prefeitura de Valença e Inpacto Mix.

Artistas visuais se reúnem no primeiro dia da exposição (Foto: Valença Agora)

A Exposição fica disponível para visitação gratuita até o próximo dia 31, das 15h às 19h, respeitando o limite de 40 pessoas por dia, sendo 10 a cada hora. Uso obrigatório de máscara. O público pode conferir as obras de 16 artistas visuais, sendo eles: Clériston Soares, Geilson Brito, Horácio Martinez, Gugui Martinez, J. Pincel, João Pedro, Juliano Britto, Luis Zenko (in memoriam), M. Antônio, Marcelo Góes, Nem Cardim, Newton de Salomão, Otávio Mota, Petrus Rocha, R’ Azevedo, Tina Berg, Washington Terra e Yara Lúcia.

O JVA esteve presente na reabertura do Centro de Cultura e acompanhou o pontapé inicial da Exposição de Artes Visuais, que contou com roda de conversa com a presença do Diretor do Centro de Cultura, Otávio Mota; da produtora Lúcia Araújo; do Diretor de Cultura de Valença, Gugui Martinez; do vice-presidente de Segmentos Culturais do Conselho Estadual de Cultura, Adriano Pereira, convidados e artistas expositores.

Lúcia Araújo, produtora do Coletivo de Artes Visuais "O REECONTRO" (Foto: Valença Agora)

“A gente sentiu a necessidade deles de sair desse casulo de quase dois anos, necessidade de se reunir, de começar uma nova visualidade. Esse encontro era preciso!’, afirmou a produtora Lúcia Araújo, que permeia o meio cultural de Valença há tempos e conseguiu com facilidade reunir os artistas visuais para a exposição. Lúcia agradeceu a disponibilidade e aceitação dos artistas em participar do evento, já conclamando a classe para organizar outros eventos.

Otávio Mota, Diretor do Centro de Cultura Olívia Barradas (Foto: Valença Agora)

O Diretor do Centro, Otávio Mota contou que a expectativa com a retomada dos eventos presenciais no espaço é grande, mas que tudo está sendo feito com muita cautela e com protocolos de segurança devido à Covid-19. “Estamos caminhando para uma reabertura tranquila, com segurança para todos. E é importante seguirmos unidos como estamos agora. O nosso território é muito rico culturalmente, com uma cultura ímpar e o Centro de Cultura está aqui para receber como sempre recebemos, de braços abertos,”, ressaltou.

Durante o evento, Otávio Mota declamou seu poema "Una". Veja vídeo:

O artista João Pedro, 18 anos, expôs seus desenhos de personalidades famosas e conhecidos (Foto: Valença Agora)

 

Entre os expositores de “O REENCONTRO” está João Pedro, que levou sua arte através de desenhos para a mostra. João é autista e conta que começou a desenhar aos cinco anos de idade. “Em 2020 comecei a desenhar pessoas do mundo inteiro. Através dos meus desenhos eu levo amor, minha arte e respeito ao próximo para as pessoas”, disse o jovem artista de 18 anos ao JVA, considerando a arte “poderosa” e o seu trabalho uma inspiração para que a sociedade interaja e perceba os autistas como pessoas capazes e ativas em seu meio.

Artista M. Antônio é um dos expostitores da mostra (Foto: Valença Agora)

“Essa retomada é realmente muito importante, meu sentimento é de felicidade e torço para que outros eventos aconteçam e movimentem a nossa cultura. Que a arte possa ser um instrumento para aliviar essa dor causada pela pandemia”, acrescentou o artista Manoel Antônio.

Diante desse projeto com belas obras de artes nós convidamos toda a população para que venha fazer a visita à mostra, temos belos trabalhos aqui para que todos possam ver, apreciar, sentir os coloridos e formas. Tem artistas novos, artistas que já praticam a arte a mais tempo. Essa visita é até terapêutica e positiva para passarmos essa pandemia, sair de casa e desestressar um pouco, tudo com muita segurança”, convidou a artista Yara Lúcia.

Gugui Martinez, diretor municipal de Cultura (Foto: Valença Agora)

Gugui Martinez, diretor de Cultura ressaltou a importância da cultura para o município e apresentou o planejamento de algumas ações da sua pasta. “Uma das coisas mais importantes da nossa cidade é a cultura e a sociedade e o poder público precisam entender essa riqueza porque as vezes a cultura não é vista como algo econômico, mas eu vejo essa Valença forte através desses patrimônios, temos em Valença diversas manifestações culturais, a exemplo do Arguidá, que é único não existe em nenhum outro lugar -, a zambiapunga, além de prédios históricos que precisam ser revitalizados e pode ser aproveitados para o turismo e assim contribuir com a nossa economia”, pontuou. Por fim, o Diretor parabenizou artistas e Centro de Cultura pela retomada, se colocando à disposição para contribuir com a cultura local.

O Conselheiro Estadual de Cultura e artista valenciano Adriano Pereira parabenizou a iniciativa. “Parabenizo Otávio por esta retomada, o Centro de Cultura é o espaço das artes de Valença, que durante essa pandemia fez muita falta para os artistas, mas agora com todo cuidado retomando. Parabenizo Lúcia por essa iniciativa de reunir os artistas e recomeçar os trabalhos com esta exposição”.

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.