O ser humano é, em sua essência, um ser social e, por isso, interage com seus semelhantes e com o meio em que vive, onde cria uma teia de relações pautada em valores que adquire ao longo do tempo através das múltiplas interações que estabelece (igreja, escola, família, etc).

Exatamente por haver tanta interação que o ser humano precisa saber ser responsável nas trocas cotidianas, seja com as pessoas ou com o meio em que vive. E isso não serve apenas para o indivíduo, mas também para as empresas que precisam ficar atentas para estabelecer um convívio harmônico com a sociedade e com o planeta, pautando-se pela responsabilidade social.

Responsabilidade social é o termo que define as iniciativas voluntárias de cidadãos e empresas em prol do bem-estar e desenvolvimento da sociedade e do meio ambiente. Nesse sentido, organizações e indivíduos devem se responsabilizar pelo impacto causado por suas ações e decisões para o planeta, e de como elas serão gerenciadas.  A importância da responsabilidade social para as empresas e as pessoas está no fato de que todos desempenham um papel de corresponsabilidade no desenvolvimento da sociedade. Por isso, ter um comportamento ético e moral positivo, com foco no bem-estar comum, é um dever de todos que buscam viver em um mundo mais justo, sustentável e igualitário. Um exemplo disso é a adoção do consumo consciente, prática sustentável e ecologicamente correta, desta forma, pode minimizar ou até mesmo reverter diversos problemas socioeconômicos e ambientais, que são enfrentados diariamente.

Nos dias atuais, é notável a importância da responsabilidade social para o desenvolvimento da sociedade. Por meio dela, empresas e pessoas assumem a responsabilidade de suas ações em âmbito social, desde sua influência no meio ambiente, na vida das outras pessoas, no caso das empresas de seus colaboradores também, até causas maiores como a superação de problemas sociais. Os objetivos da responsabilidade social são, num sentido mais amplo, os de promover um futuro melhor para todas as gerações.

E é justamente pensando em como atingir de forma positiva o leitor que o Jornal Valença Agora vem, ao longo de 22 anos de existência, pautando-se pelo princípio da honestidade na veiculação das informações, pois entende que este é um valor extremamente importante para a formação de novas gerações. Além disso, sabe que sua relação com o meio ambiente deve ser responsável, por isso incentiva práticas sustentáveis como o uso de folhas de papel recicladas e fornece orientações que visam incentivar o serviço de logística reversa de pilhas e baterias por parte das empresas vendedoras.

O Jornal Valença Agora acredita que o ser humano pode e deve estabelecer relações saudáveis entre si e com o meio, pautando-se na honestidade, no respeito, na sustentabilidade ambiental e, portanto, criando um ambiente melhor para todas as gerações.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.