Aconteceu no dia 22 de setembro, o I Encontro de Artes Marciais de Valença, sob a coordenação do Mestre Pety, presidente da Associação Cultural dos Capoeiristas Viva Valença. O evento reuniu manifestações culturais e praticantes de capoeira, muay thai, jiu jitsu, karatê, judô, hip hop, dança, ballet e funcional na Associação Atlética de Valença, para um dia de esporte, lazer e feijoada em prol da construção da sede das Associação dos capoeiristas.

Mestre Pety, presidente da Associação Cultural dos Capoeiristas Viva Valença

Mestre Pety, presidente da Associação Cultural dos Capoeiristas Viva Valença

“Realizamos esse evento para mostrar à sociedade que Valença tem cultura, tem artes marciais, enfim, temos um turbilhão de atividades para agregar os jovens”, destacou o Mestre Pety.

Mestres da capoeira. esportista Coutinho e o defensor público Carlos Maia foram homenageados durante o encontro

Mestres da capoeira. esportista Coutinho e o defensor público Carlos Maia foram homenageados durante o encontro

O Encontro homenageou o valenciano Mestre Coutinho, personalidade do esporte. “Essa homenagem é pelo marco que ele representou para a nossa cidade, no esporte. Natural de Cajaíba, ele foi pioneiro em levar o nome de Valença para fora, fazendo história na luta livre, no fisiculturismo, então nos sentimos honrados em poder homenageá-lo”, declarou Pety.

Mestre Coutinho agradeceu o reconhecimento dos esportistas valencianos. “Para mim é uma honra receber essa honraria porque quando eu chego em Salvador sempre sou homenageado, mas aqui em Valença ainda não tinha recebido nenhuma.  Só tenho a agradecer a esse grupo pelo reconhecimento. Eu sinto falta de ver o esporte sendo apoiado pelo poder público de Valença, o pessoal vai levando no peito e na marra. Eu sempre digo, o esporte é um meio que desvia a juventude daquele mal caminho do uso de drogas, espero que haja mais apoio principalmente do poder público. Agradeço também ao jornal Valença Agora que está sempre colaborando com o esporte”, ressaltou o ex atleta.

Dr. Carlos Maia é praticipante e apoiador da capoeira

Dr. Carlos Maia é praticipante e apoiador da capoeira

O Defensor Público de Valença e capoeirista Carlos Vasconcelos Maia Filho também foi homenageado por ser além de apoiador, um difusor do esporte no município. “Eu me sinto muito feliz de estar presente no meio de tantos capoeiristas e esportistas, como essa lenda brasileira que temos aqui em Valença, professor Coutinho, isso me entusiasma. Voltar a ouvir o som do berimbau, dos pandeiros, cantando as ladainhas e até me arriscando a dar uma gingada com mestre Nelson, me fez voltar a minha infância, isso é muito gostoso, é muito alegre. Com isto, eu aproveito para mostrar ao meu filho Cláudio Paulo que o caminho é o estudo e o esporte, esse é o único caminho que conheço. Parabenizo a todos os esportistas de Valença, principalmente aos capoeiristas que hoje demonstram uma união que no meu tempo não tinha, a união faz a força, se continuar assim, a capoeira vai voar e alcançar os píncaros do esporte aqui em Valença”, pontuou Dr. Carlos.

 

Também na programação do Encontro, o desfile para escolha do Garoto e Garota Capoeira. “Esse desfile é para enaltecer a beleza brasileira, a beleza negra. Antes a capoeira era vista como coisa de malandro, mas hoje está presente em 150 países e é praticada em todas as áreas como educação física, cultura e luta. Temos ainda o grande desafio de colocar a capoeira dentro das academias e das escolas.

 

Fonte/Fotos: Jornal Valença Agora

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.