Sábado 30 de Abril os artistas de Valença foram para Cachoeira para uma ocupação cultural no centro de cultura Pouso da Palavra em parceria com o coletivo Transarte.

Uma noite cultural muito eclética e poética: Performance, poesia, rock, exposição de pintura e desenhos e o som de Gugui Martinez.

O Brasil não é somente branco e a cultura não vem somente do Sul, os artistas da Bahia o demonstram nesse sábado. A arte não tem cor, nem sexo, não tem religião, não tem preconceito, o corpo é livre e a liberdade de expressão sempre tem que predominar. 

adriano_pereiraAdriano Pereira, produtor cultural do projeto Ocupação Cultural e idealizador desse intercâmbio entre cachoeira e Valença.

 A ocupação cultural em Valença já existe a sete anos. Tive a ideia do projeto e os artistas da cidade abraçaram! Constantemente fazemos residência de artistas no Centro de Cultura de Valença, já fizemos em outros espaços também em Salvador, em Santo Antônio. Sempre manter os intercâmbios entre os artistas. Permite mostrar seu trabalho e também conhecer o trabalho do pessoal daqui.

Queria agradecer aos parceiros e parceiras que embarcaram nessa viagem... O artista Everton Bacelia com sua performance. Teve também música com Vandame Portuguez, Ronaldo Soares e David WillyamTroina, Gugui Martinez comandando as pick-ups numa ótima seleção de vinis, poesia com Otávio Mota e Regina Martins...

Everton Baceliaé coreógrafo e bailarino, participou do Balé Folclórico da Bahia (2013), do projeto Sexta em Movimento (Salvador, 2008), tendo feito cursos em Balé clássico e dança afro, entre outros. 

Everton foi a revelação dessa noite! Ele apresenta uma performance onde o corpo é central. O corpo doente... Com muita força Everton fala da doença Aids tema difícil de tratar dentro de um país ainda muito machista!

“A performance SENTENÇA’’

“A performance SENTENÇA’’

Experimento coreográfico que levanta questões a respeito da relação entre a fragilidade de estar com um vírus que deteriora o corpo, através do enfraquecimento do seu sistema imunológico, e a convivência do portador deste vírus com a sociedade. Encontra-se um corpo em cena: sem gênero, sem rosto, nem identidade definida, costurando uma dramaturgia que vivencia a dor, o medo, a repreensão, o preconceito e os tabus. O que seria, então, mais nocivo ao indivíduo: ser portador de um vírus ou os olhares e gestos que o coloca em um lugar de réu para julgadores que se vestem patronos da moral e, mesmo sem conhecer a complexidade do sujeito, o sentencia a lamúria, a marginalização social e a subalternidade? No corpo do bailarino-intérprete acontece o protagonismo das provocações.

Everton da aula cada sexta feira no Centro de Cultura de Valença pelo projeto SEIVA

Everton da aula cada sexta feira no Centro de Cultura de Valença pelo projeto SEIVA

patrick_bastosPatrick Bastos, artista plástico, estudante na UFRB em arte visuais expondo uma serie de aquarelas.

Fiz essa série a dois anos e nunca tinha exposto por falta de oportunidade. Deixei ela engavetada por um tempo. Uma amiga minha que está na organização do evento me convidou para expor hoje e decidi mostrar essa seleção de aquarela. Estamos ocupando esse espaço com Arte e cada artista pode expor seu trabalho! Permite para nós sermos conhecidos, e também apreciar os talentos de artistas de Valença. Esse evento cultural permite mais união e troca entre os artistas e a comunidade de Cachoeira!

 

20160430_202645

rosangela_pouso_da_palavraRosângela responsável pelo centro cultura Pouso da Palavra.

O Pouso da Palavra é um centro cultural, com uma galeria e arte, onde apresentamos poesia, recital. O café literário, e o quintal de Sócrates onde se apresentam as bandas de música, as manifestações culturais. Uma biblioteca de acesso livre para as pessoas e o ateliê de Damário Da Cruz , ele é o poeta que fundou essa casa. Sempre organizamos eventos culturais. Temos um grupo de poesia que a cada quinze dia se reúne aqui e apresenta seus trabalhos.

Hoje temos a honra de receber os artistas de Valença e também temos o coletivo Transarte de Cachoeira , os dois se juntaram e fizeram essa parceria para apresentar hoje essa programação cultural muito rica.

otavio_motaOtávio Mota diretor do Centro de Cultura de Valença

 Hoje estamos realizando um evento em conjunto, o quarto Transarte convidou o projeto Ocupação Cultural, um projeto do produtor Adriano Pereira, capitaneado pelo Centro de Cultura  de Valença e com apoio do IST e a secretaria de cultura do município.

Esse projeto de Ocupação Cultural vem em cachoeira pela quarta vez. Valença tem um potencial muito forte na diversidade de seus artistas , na dança , na música , no teatro . Uma diversidade muito importante para a cultura poder acontecer, é importante que Valença mostre o talento de seus artistas.

Sempre estamos em contato com os artistas de Cachoeira e montamos esse intercambio. Dia 6 e 7 de maio no Centro de Cultura de Valença, a CIE do Boco vai se apresentar!

david_terraDavid Terra - músico de Valença

Para mim é um prazer imenso estar compartilhando cultura com a população de Cachoeira e seus artistas. Cachoeira foi o berço da cultura aqui na Bahia. É muito importante esse contato e esse intercambio com os artistas de Cachoeira . Estamos fazendo uma troca; cada um mostrando sua arte! Me apresentar hoje com Otávio Mota foi um prazer enorme porque Otávio é meu mestre . Estou aqui presente pelo convite de Otávio Mota , e também porque estou junto com o BOCÓ que está fazendo esse intercambio junto com nós e que vai se apresentar em Valença nesse próximo fim de semana.

 

Vandame, Ronaldo e Gracielle

Vandame, Ronaldo e Gracielle

Adriano nos conheceu durante os eventos do SEIVA e ele nos convido para essa Ocupação Cultural hoje e abraçamos a ideia. Estamos hoje representando a juventude valenciana. Estamos muito felizes de poder trocar experiências com os artistas de cachoeira.

karol_brito_guaraniKarol Brito Guarani Kaiowá

Faço parte do Coletivo Quarentena junto com Dante Santana e Mari Brandão .

Hoje estamos realizando o evento Transarte, a quarta edição junto com o projeto de Ocupação Cultural dos Artistas de Valença.

Ficamos muito impressionados com a qualidade do evento e das apresentações dos artistas. Achamos esse intercambio muito importante, é muito rico para a comunidade e os artistas.

Hoje tivemos artistas de Valença, mas também a Banda The Jonsons de Salvador!

A banda The Jonson

A banda The Jonson

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.