No  domingo, (27), o município de Valença recebeu o tradicional evento que abre o calendário de festas.

O deputado federal Raimundo Costa (PL-BA) prestigiou no dia 27 de outubro, a tradicional “Lavagem do Amparo” que acontece em Valença (BA). O evento, que já faz parte do calendário de festas religiosas do município, foi marcado pela tradição, fé e devoção dos presentes, reunindo as comunidades religiosas, especialmente as de matrizes africanas.

2 - WhatsApp Image 2019-10-27 at 13.58.07

Valenciano, pescador, vereador por 6 mandatos consecutivos e agora deputado federal, Raimundo Costa (PL-BA) participou a cerimônia. “É uma alegria de poder participar de um evento que abre o novenário da padroeira da nossa cidade. A gente vem aqui renovar com todos os grupos folclóricos e mais do que nunca, ter sentimento em Deus”, disse o parlamentar.

3 - WhatsApp Image 2019-10-27 at 13.58.10 (1)

A concentração do cortejo aconteceu na Praça da República e seguiu para a Igreja de Nossa Senhora do Amparo. O evento religioso foi prestigiando por toda a comunidade valenciana, na qual contava também com grupos de capoeira, filhos de santo e de baianas, e com escolas de samba Mangueira do Tento.

4 - WhatsApp Image 2019-10-27 at 13.58.14

Aproveitando a festividade, Raimundo Costa comentou a atual situação do derramamento de óleo no litoral nordestino. “Espero que mancha que tem maculado esse santuário que é o oceano, não adentre o estuário que tem milhares de família dependentes da pesca”, disse. Questionado sobre suas ações, o deputado afirmou: “Estamos articulando em Brasília a melhor forma que o mandato possa oferecer”.

5 - WhatsApp Image 2019-10-27 at 13.59.23

Nossa Senhora do Amparo

O ritual da Lavagem das escadarias da Igreja da padroeira da cidade de Valença, Nossa Senhora do Amparo, faz parte da cultura e da religiosidade valenciana. Todos os anos, povos de santo, católicos, grupos culturais e visitantes de outras cidades, homenageiam a santa padroeira.

Patrimônio Imaterial de Valença

Em 2018 a festa religiosa se tornou Patrimônio Imaterial de Valença, através da Lei 2524/2018, de autoria da vereadora Vane Costa.

.

.

Fonte: Ascom.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.