O Governo de Valença e o Governo do Estado da Bahia através das suas respectivas Secretarias de Turismo promoveram na última quinta-feira (15), no Auditório do Guaibim Praia Hotel na Praia do Guaibim, o “Fórum sobre a Importância do Cadastur” com a presença de empresários e representantes da sociedade civil organizada. Participaram como palestrantes, o Superintendente de Promoção e Serviços Turísticos, João Henrique Paolilo; o diretor de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos, Divaldo Borges e a Coordenadora de Cadastro da Setur, Jessyana Cintra.

Mantido na Bahia pela parceria da Setur com o Ministério do Turismo, o Sistema Nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) é um mecanismo importante para dar segurança ao visitante que contrata serviços turísticos em todo o Brasil. O cadastro é obrigatório para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras, guias e condutores de visitantes, organizadores de eventos, parques temáticos e acampamentos dedicados a turistas. Entre as vantagens de estar em situação regular no Cadastur estão o acesso a financiamento em bancos oficiais, participação em cursos de qualificação e concorrência em licitações públicas.

João Henrique Paolilo, superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da Setur-BA (Foto: Cleiton/Setur Valença)

“O visitante que contrata empresas em situação regular no Cadastur tem a segurança de que contará com serviços seguros, que seguem os princípios de qualidade. Isso contribui para o objetivo da Setur de incentivar a melhoria contínua dos serviços turísticos na Bahia”, explicou o superintendente de Promoção e Serviços Turísticos, João Henrique Paolilo.

Em entrevista ao JVA, o superintendente manifestou suas impressões do turismo de Valença. “A Prefeitura de Valença tem tido uma visão diferenciada, através da gestão e do secretário Fred, que tem trabalhado para planejar o turismo daqui para frente e para muitos ambos, isso é uma visão completamente correta e profissional de  como trabalhar o segmento e eu não tenho dúvida que essa semente que se planta agora vai dar muitos frutos no futuro, trazer o pertencimento da sociedade, mostrar tudo que Valença tem de bom para o turista e o Governo do Estado, com a determinação do secretário estadual de Turismo Mauricio Bacelar, do governador Rui Costa vai impulsionar e intensificar o turismo baiano como um todo e Valença larga na frente com esse planejamento estratégico que está sendo feito aqui agora”, afirmou.

Divaldo Borges, diretor de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos ds Setur-BA (Foto: Cleiton/Setur Valença)

Divaldo Borges, diretor de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos, reconheceu o trabalho que tem sido feito no município em prol do turismo. “Valença tem demonstrado um esforço muito grande pra ordenar e estruturar o turismo, o caminho está sendo seguido através de uma orientação, muitas vezes conversando conosco da secretaria, e isso tem nos motivado bastante em trazer nossas experiências para aqui. Ficamos entusiasmados com o processo, a competência e o amadurecimento que Valença está tendo agora com relação a atividade turística, com grandes projetos, com ações efetivas, projetos impactantes, que com certeza vão mudar a imagem de Valença enquanto destino turístico, e que a tornará com certeza, daqui pra frente, um dos principais destinos que a Bahia terá para o turismo. O momento de se fazer diferente é esse e a gestão pública está empenhada nisso e a Setur apoiando de forma incondicional. Estaremos à disposição para contribuir com o sucesso do turismo de Valença”, garantiu.

O secretário de Turismo de Valença, Fred Rehem, sintetizou o trabalho que vem sendo realizo por sua pasta. “A gente sabe de que forma encontramos o turismo no município, a gente sabe que o trabalho é grande e, às vezes, os moradores não estão acompanhando o que estamos fazendo agora, que é um trabalho burocrático, de arrumação, de organização, mas a gente em breve vai lançar um planejamento da área para disponibilizar para a população. Já estamos em licitação para o Plano Municipal de Turismo que é uma riqueza para o município, porque não importa se eu vou estar aqui amanhã, quem ocupar esse cargo vai ter uma regra para seguir com o único objetivo, que é a retomada e o crescimento do turismo de Valença’, pontuou.

“Eu quero pedir mais um voto de confiança na minha gestão como secretário e na gestão de Jairo e Joailton focada no turismo. Nós temos uma secretaria técnica e estamos aqui para fazer a mudança, para tanto precisamos que a população e o trade estejam do nosso lado nos fortalecendo para que a gente consiga trazer o turismo de volta a um patamar que nunca era pra ter deixado de existir”, acrescentou Fred Rehem.

O presidente da Câmara de Vereadores de Valença, Fabrício Lemos, fez uma avaliação positiva do evento. “Muito importante a realização desse fórum com a comunidade participando, embora precise participar mais e com um novo olhar, como você bem pontuou, ela precisa acreditar que Valença tem condições físicas, psicológicas de ser um destino que realmente os turistas tenham o desejo por ele, agora cabe a gestão em parceria com a comunidade, com as instituições que existem em nossa cidade e que são eficientes, a exemplo da Casa do Empresário, do Rotary, empresas privadas, sentar na mesma mesa, ter o mesmo pensamento, fazer um planejamento para as coisas acontecerem, porque só assim teremos uma cidade turística, não apenas com potencial, mas  na prática”, destacou.

Na próxima semana, de segunda (19) a quarta-feira (21), através da Setur, serão oferecidos em Valença, cursos de quatro temáticas, voltados para trabalhadores do segmento: “Qualidade no atendimento”, “Conceitos básicos do turismo”, “Produção associada ao turismo” e “Turismo e Cidadania”.

Comunidade e empresários participaram de encontro no Guaibim Praia Hotel (Foto: Cleiton/Setur Valença)

O diretor do Jornal Valença Agora e presidente da Associação Comercial e Empresarial de Valença, Vidalto Oiticica, representante da Casa do Empresário abordou de forma provocativa a necessidade de conscientização e união de todos, de forma igualitária e responsável, para realizar ações em prol do desenvolvimento do município. “Hoje à tarde numa reunião na Ponta do Curral eu tive a oportunidade de usar uma expressão, “nós somos milionários”, e nós não sabemos. Existe uma lenda que o homem chegou no rio, ficou embebecido com a beleza que ele tinha, acabou caindo e morrendo afogado, a mesma coisa vive a gente aqui, nós não temos ambição pela nossa terra, estamos na nossa terra, mas nós não concebemos que os responsáveis para mudar essa realidade somos nós e, vivemos em berço esplêndido em relação a isso, falo do turismo. A gente não consegue sentar na mesma mesa para conversar que o turista pode sair do Morro, vir em Valença, comer no Peralta, visitar Tenondé, visitar o Caxuté, vir no Guaibim e depois retornar, nós não temos a condição de interagir nesse sentido, então a gente percebe que, ao mesmo tempo que aqui nós temos tudo, não temos nada. Então o que a gente tem que começar a fazer é assumir a responsabilidade de fazer o nosso dever de casa. Precisamos unificar, juntar as forças para resolver esses problemas mínimos e macros. Aqui acontece uma coisa interessante e que todos nós temos que começar a prestar atenção para isso, as pessoas que tem a sacada de ver o potencial de Valença, vem pra aqui, vão se instalando, ganhando dinheiro, se dando bem e muita gente daqui continua reclamando e querendo ir embora. Isso acontece porque muitos atribuem toda responsabilidade para o poder público e espera que ele dê todas as soluções, quando a sociedade tem que se apropriar dessa responsabilidade, porque se não fizer isso, não é o poder público que vai resolver todos os nossos problemas, a sociedade precisa se organizar, se estruturar para ser cada vez mais atuante”, ressaltou.

Em entrevista ao JVA, o Mestre Cobra Mansa, do Kilombo Tenondé, comentou sobre o CADASTUR e pediu apoio para o turismo além do sol e praia. “Esse cadastramento vai poder fazer um mapeamento melhor das atividades, mas ainda continuo cobrando a atenção para o turismo étnico, turismo ecológico e para o turismo rural, pois ainda é muito pouco em relação ao potencial que Valença oferece, então eu gostaria que realmente a secretaria colocasse um pouquinho do seu olhar para o rural, porque as comunidades tem muito para oferecer, mas infelizmente a gente não tem incentivo”, ponderou.

A coordenadora do Cadastur na Bahia e de Regionalização Jessyana Cintra atuou durante a semana no cadastramento do trade turístico. “Viemos fazer o levantamento da oferta hoteleira, levantar o número de hotéis e leitos que estão disponíveis pós-pandemia e a gente percebeu que tem um número muito alto de hotéis e pousadas fechadas, tanto no Guaibim quanto em Valença, e a gente percebe que o empresário aqui ainda tem uma visão muito limitada sobre o trabalho do governo em relação a essa classe, inclusive alguns se negaram a dar informações achando que éramos órgão fiscalizador e, na verdade a gente está aqui só para ajudar porque esses números são muito importantes, inclusive para o planejamento do próprio município, pois quando a gente tem esse número, é possível planejar o fluxo, como atrair o turista, qual é o tipo de turista que eu quero para o meu município, de qual cidade eu recebo mais, a importância desse trabalho é exatamente essa, além de perceber como a pandemia afetou o turismo. O CADASTUR é o meio pelo qual o Governo Federal consegue analisar os números do município e também da região para aplicação de políticas públicas”, esclareceu.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.